Portal de notícias Caçador Online
Mundo Novo

Sustentabilidade é possível?


Sustentabilidade, esta palavra está tão na moda que nem mais percebemos o seu real significado! Esta palavra é cada vez mais usada por políticos, propondo um mandato sustentável! Por construtores, propondo casas sustentáveis! Por empresários, propondo um desenvolvimento sustentável! E por aí vai. A questão é simples, até que ponto isso é possível e realmente sustentável?

O significado raiz da palavra sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Pensando em relação a uma cidade, qual é o prazo de permanência de um programa de desenvolvimento sustentável?

Para mim, as palavras desenvolvimento e sustentabilidade são antônimas, pois o desenvolvimento sustentável até poderia ser possível, apenas por um prazo limite; conforme previsto no próprio significado da palavra sustentabilidade. No mundo capitalista e materialista que vivemos hoje, se torna cada vez mais difícil conduzir um desenvolvimento equilibrado. A ideia de pensar no tripé que baseia a aplicação de uma ação sustentável: “econômico, social e ambiental” é cada dia que passa, mais insolúvel, pois a tendência humana é sempre dar mais ênfase a visão econômica e menos às outras duas! Como poderíamos ter um desenvolvimento sustentável desta maneira?

Pensando na ideia que o desenvolvimento tem um prazo para não promover maiores danos ao meio ambiente ou mesmo à sociedade humana. Qual é o prazo que você acha, caro leitor, que a humanidade ainda teria sobre o Planeta Terra, continuando com os padrões de consumo e consciência de hoje?

Contribua com sua opinião sobre o assunto, mande suas ideias sobre este tema para o e-mail julionatural@yahoo.com.br e na próxima matéria pretendo dar continuidade a este assunto, colocando também as contribuições dos leitores.

PAZ

Eng. Júlio César Moschetta da Silva


Júlio César Moschetta da Silva

Graduado em Engenharia Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Atuante em Conselhos Municipais em Caçador, Comitê da Bacia do Rio do Peixe e OnG Gato do Mato. Na coluna Mundo Novo Júlio escreve sobre assuntos ambientais, relacionando o tema com o desenvolvimento humano. Também aborda assuntos de caráter filosófico, abrindo discussão sobre a consciência humana.

julionatural@yahoo.com.br