Portal de notícias Caçador Online
Nutrição e Saúde

Proteja sua pele no verão


O verão está aí, a todo vapor, e muitas pessoas estão aproveitando estes dias ensolarados e quentes para ir a praia pegar uma corzinha, correr, caminhar, jogar bola com os amigos. Mas com todas essas atividades e com a correria do dia a dia, será que as pessoas estão tendo os cuidados adequados para evitar um possível câncer de pele?

As alterações no clima estão cada vez mais intensas, o calor está ganhando força e com isso ficamos mais expostos as radiações solares. Diante disso, devemos aumentar os cuidados de proteção com a nossa pele. Aliados a proteção com o uso do filtro solar, a alimentação pode ajudar e muito nesses cuidados importantes e essenciais para a sua pele evitando lesões cutâneas por raios UVA e UVB.

O câncer é uma doença crônica, geralmente genética, mas que pode ser adquirida através de hábitos inadequados ou exposição a fatores carcinógenos. Segundo o INCA (2014), o câncer de pele é o tipo mais incidente no sul do nosso país tanto entre as mulheres quanto entre os homens. Esperam-se 98.420 casos novos de câncer de pele não melanoma nos homens e 83.710 nas mulheres no Brasil, em 2014. A exposição ao sol sem proteção é o fator mais frequente no desenvolvimento do não melanoma (tipo de câncer de pele mais incidente). Esse tipo de câncer tem um bom prognóstico com altas taxas de cura quando diagnosticado no início da doença. Contudo, situações nas quais há demora no diagnóstico podem acarretar ulcerações na pele e deformidades físicas graves. Quando estamos expostos aos raios solares, ocorre no nosso organismo a formação dos radicais livres, ou seja,  moléculas instáveis que causam lesões nas células epiteliais, o que aumenta a predisposição ao câncer.

A alimentação adequada pode auxiliar na prevenção desse tipo de câncer. Os antioxidantes têm seu papel fundamental ligando-se aos radicais livres, impedindo que estas células causem danos a nossa pele.

 

Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são os Carotenoides (um pigmento presente nos vegetais, frutas, verduras e legumes, responsável pela cor vermelha dos alimentos como o tomate, a melancia, e responsáveis pela cor laranja dos alimentos como a cenoura, a abóbora, mamão). A vitamina A e C também tem seu papel fundamental no auxílio contra este tipo de câncer. Estas vitaminas são encontradas no mamão, na cenoura, espinafre, morango, goiaba, laranja, limão. A vitamina E que se encontra nos óleos vegetais – amendoim, soja, milho, grãos inteiros, nozes, assim como o Selênio presente nas castanhas, alimentos integrais, aveia, são nutrientes essenciais para a prevenção de não melanoma.

Além disso, o omega-3 tem sido apontado em pesquisas como fator de proteção contra o câncer de pele e pode ser encontrado nos peixes de águas salgadas e profundas, como o salmão e o atum.

E não esqueça da hidratação! A ingestão adequada de água ( em média 2L diariamente) é de fundamental importância para que os nutrientes sejam absorvidos corretamente no organismo. A água é o único alimento que além de hidratar o organismo não possui calorias. O suco hidrata também, assim como o chá gelado são boas opões, mas lembre-se: Nada de substituir a água por sucos ou chás, pois estes contém calorias e se consumidos em excesso podem levar ao aumento de peso.

Cuide-se, previna-se, adquira bons hábitos alimentares, e assim, além de melhorar sua alimentação e prevenir contra o câncer de pele, de quebra ainda vai conseguir aquele bronzeado tão desejo com maior facilidade.

Laize Southier Cendron
Nutricionista – CRN10 4068P


Laize Cendron

Graduada em Nutrição, começou sua carreira profissional como nutricionista de Cozinha industrial pelo SESI – Polpa Brasil em 2013. Teve a oportunidade de trabalhar na merenda escolar pela Nutriplus atendendo escolas da região. No ano seguinte voltou a atuar em cozinha industrial, trabalhando atualmente neste ramo pela CMS Transportes e Refeições LTDA. Trabalha também como Personal Diet, atendendo os pacientes em suas residências.

laize.nutricao@gmail.com