Portal de notícias Caçador Online
Termômetro do Varejo

Como manter funcionários motivados mesmo sem promoções


Obviamente, a satisfação de fazer um bom trabalho às vezes pode ser suficiente para incentivar os funcionários a trabalhar duro. Porém, muitas vezes é a atração daquele próximo bom cargo — uma promoção, aumento de salário e o escritório maior que vêm com ele — que os leva a se sobressair dos demais.

Como qualquer funcionário ou administrador sabe, a oportunidade de avanço é uma ótima maneira de motivar os funcionários.

Entretanto, as empresas simplesmente não dão promoções a todos os empregados que trabalham bem, ou mesmo para os que ultrapassam as expectativas: elas estão restritas pela sua estrutura organizacional, pela composição de seus funcionários atuais e pelas políticas da empresa, que limita o número ou o momento das promoções.

E, embora a chance de promoção seja um benefício para os funcionários e um incentivo para mantê-los leais ao seu empregador,  a falta de oportunidades levará os trabalhadores talentosos a procurar outro emprego.

Assim, perguntaram: como as empresas podem contornar suas restrições de promoção por meio da manipulação de salários ou outras regalias, como, por exemplo, opções de ações, para manter os trabalhadores motivados se as oportunidades de promoções forem escassas?

O modelo confirmou que a promoção é realmente a maneira mais eficaz de motivar os trabalhadores.

O modelo mostra que pode ser mais barato motivar os trabalhadores com a progressão na carreira em vez de dinheiro.

Este é fato surpreendente, uma vez que uma das principais razões pelas quais os trabalhadores valorizam as promoções é que elas vêm acompanhadas de um aumento de salário.

O que as empresas podem fazer, então, para manter os trabalhadores motivados? Simplificando: pagar-lhes mais.
Uma vez que há pouca probabilidade de os trabalhadores serem promovidos, a empresa deve balançar uma cenoura mais atrativa, neste caso, um salário muito maior, para mantê-los trabalhando duro e esperando uma promoção.

Outra maneira de se certificar de que a oportunidade de ascensão mantém os trabalhadores motivados é as empresas de grande porte forçarem maior rotatividade nos degraus acima.

Também é importante que todas as empresas lembrem que as promoções não acontecem isoladamente: estão vinculadas às políticas de uma empresa, salários e organograma.

Ao gerenciar a força de trabalho, o gerente precisa gerenciar as carreiras dos próprios trabalhadores.

Fonte: Exame.com


Leila Longo Romão

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante cinco o anos e Diretora Distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

leilaromao@conection.com.br