Toni Corrêa

Cobalchini articula campanha na região


Acho mesmo que não escreverei nenhum novidade nas próximas linhas.

Que o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) é candidato a reeleição, não é novidade. Que ele articula na região, com lideranças de várias frentes, também não é novidade. A novidade, me parece é que ele realmente se voltou para a região, mas evidentemente que sem desprezar os votos que receberá em todo o estado.

Aqui na região, a cada dia vejo pessoas dizendo que estarão na campanha de Cobalchini como nunca estiveram. Uma das lideranças que deixa isto muito claro é o prefeito de Timbó Grande, Ari José Galeski, o único prefeito peemedebista na região de Caçador. Mesmo sendo de um município pequeno, Galeski conhece muita gente em todo o estado, mas deverá “centrar fogo” na região, articulando apoios. O PMDB de Caçador, penso, terá papel privilegiado na articulação para garantir apoio ao deputado e para isto também buscará lideranças da região.

Esses dias ouvi alguém dizer que Cobalchini não se reelegerá e que o deputado federal Celso Maldaner também não. Bem, se isto realmente acontecer aí será uma lástima para todo o grande oeste catarinense, que perderá uma das maiores lideranças regionais.

Eu torço pela reeleição desta dupla, porque se hoje está ruim, sem eles será muito pior.

Analisando friamente a posição de Cobalchini nas próximas eleições, considero muito difícil que não consiga a reeleição. Ele é centrado, alcança lideranças de vários partidos, tem atendido a “gregos e troianos” sem perguntar de que lado é, se interessa pelos assuntos de Caçador e da região como ninguém.

Representa a região e isto é importante.

Quanto a Maldaner, ele tem sido fundamental no aporte de recursos, principalmente para a área da saúde nos municípios e por isto, acho que terá o apoio de inúmeros prefeitos.

Sei que a região terá outros candidatos tanto para a Alesc quanto para a Câmara Federal e é bom que tenhamos outras alternativas, porque mais do que nunca, será importante que votemos em nomes da região, porque os de fora – quase sempre – vem aqui, por vezes pegam votação importante e enviam uma “quirerinhas” de vez em quanto.


Toni Corrêa

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue, Mestre em Ciências da Educação, atua na área da comunicação desde 1988, com longas passagens pelo rádio, jornal e portal de notícias. É também escritor, cerimonialista e palestrante. Sua coluna traz informações sobre os bastidores da política local, regional e nacional, além de economia e assuntos gerais, que interessam principalmente a Caçador e região.

tonicorrea@gmail.com