O Mercado Livre, maior portal de comércio eletrônico da América Latina, anunciou nesta quinta-feira, 12, a instalação de um novo centro de distribuição em Santa Catarina. A cidade escolhida foi Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A expectativa é gerar mil empregos na unidade.

A unidade terá, inicialmente, 32 mil m2, com capacidade de expansão para até 71 mil m2. A previsão é que o centro de distribuição fique pronto em meados 2021, contudo, em janeiro já será realizada uma operação temporária no município para atender as demandas do Sul do país.
A chegada do Mercado Livre deve agregar valor à matriz econômica, junto a tecnologia e inovação, por meio da economia colaborativa e criativa.
A escolha por Governador Celso Ramos se dá em função da localização estratégica, que favorece a operação logística pela presença geográfica, nas proximidades de rodovias importantes e de grandes centros urbanos.
Capacidade duplicada
Além de Santa Catarina, foram anunciados centros logísticos dois em Cajamar, um em Guarulhos, ambos em São Paulo, e outro no município de Extrema, em Minas Gerais.
Investimento vai duplicar a capacidade da empresa no Brasil, passando a contar com 610 mil m² de armazenagem e expandindo a lista de 1.800 cidades que já recebem suas encomendas em até dois dias. A expectativa é que sejam gerados 13.500 empregos até o fim de 2021.
Na última semana, a empresa já havia anunciado a compra de quatro aviões para ampliação da frota que conta, ainda, com 600 carretas e 10 mil vans.
Segundo dados da companhia, a operação no Brasil representa 55% da receita líquida total, tendo alcançado US$ 610,7 milhões somente no último trimestre de 2020, crescimento de 56,6% em dólar e 112,2% em real, em relação ao mesmo período no ano passado.
Com 76,1 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, a cada segundo, 19 vendas são realizadas na plataforma.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda