Nesta quinta-feira, 11, a cidade de Caçador recebeu a visita do vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) - Planalto Norte, Arnaldo Huebl, junto com uma comitiva de lideranças empresariais e dirigentes sindicais de São Bento do Sul e de Rio Negrinho.
O objetivo da visita foi conhecer em detalhes o Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM) e o processo de valorização da indústria do setor de base florestal no município.
A comitiva foi recebida pelo 1º vice-presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, pelo vice-presidente regional Leonir Tesser, pelo gerente executivo Sesi, Senai e IEL, Daniel Tenconi e pelo presidente do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (Simca), Aurélio De Bortolo.
A apresentação do TEM foi realizada pela manhã no auditório do Sesi. Ainda de manhã, eles visitaram o Laboratório de Processamento da Madeira no Senai. No período da tarde, participaram de visitas técnicas nas empresas Frameport e Temasa.
Os visitaram ficaram impressionados com as informações e com a grande transformação do setor de base florestal de Caçador, a partir do TEM, com ações voltadas para a elevação da escolaridade básica, qualificação profissional e a mudança cultural sobre o setor.
Desde o início do TEM, em 2019, mais de 1.200 pessoas aumentaram sua escolaridade básica, a partir da parceria entre Fiesc, empresas e Prefeitura de Caçador. A parceria se mantém no processo de qualificação profissional com mais de 1.800 pessoas que concluíram cursos técnicos e profissionalizantes. Destaque para o curso técnico em Processamento da Madeira, que foi construído junto com as empresas e profissionais da Fiesc. Hoje, técnicos estão dentro das empresas, auxiliando no processo de melhoria do trabalho com a madeira.
Saiba mais
O TEM é um acordo entre a Fiesc e o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (Simca) para promover a competitividade do setor madeireiro. O TEM foi lançado em março de 2022 e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do segmento.