“Resgatar a história da escola Paulo Schieffler é resgatar história de Caçador”. É com estas palavras que o secretário de desenvolvimento regional, Gilberto Comazzetto, explica a importância do trabalho de pesquisa que está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, Gerência de Educação e servidores do educandário. Numa série de reportagens, a SDR pretende contar um pouco a trajetória desta que uma das mais antigas e importantes instituições de ensino da região.
O município de Caçador foi criado em 1934, mesmo ano em que foi fundado o Grupo Escolar Professor Paulo Schieffler, primeira escola pública da nova municipalidade. A criação desta instituição de ensino, datada em 29 de maio de 1934, foi essencial para o crescimento de Caçador, por criar condições para a vinda de mais moradores e indústrias, além de estabelecimentos como comarca, cartório, delegacia, prefeitura e bancos. Como consequencia, podemos citar que em 1935 é instalado o Instituto do Trigo (Atual EPAGRI) e o Hospital São Luiz. Em 1939, surge o Jornal A Imprensa.
O primeiro diretor da escola foi o Professor Dante Mosconi. Juntamente com a sua esposa, Albina Bortolotti Mosconi, foi pioneiro na educação em Caçador. Diante da necessidade de adequação às novas normas da educação, foi criado pelo então governador Aristiliano Laureano Ramos, uma instituição de ensino público pelo Estado, que funcionava anexo Ginásio Aurora, incorporando os alunos do primário.
Pouco tempo depois, foram construídas três salas de aula atrás do mesmo colégio. Os primeiros professores da nova escola foram Domingos Paganelli, Diva Costa e Henória de Souza Leão. Porém, em 1938, Mosconi foi exonerado do cargo, por ser estrangeiro e não naturalizado. Assume a diretoria o professor Arthur Barichello.
Caçador apresenta um rápido crescimento econômico na década de 40, devido principalmente ao setor madeireiro, que só não foi maior por interferências indiretas da segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Surge então a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caçador), em 1941, a nova Estação Ferroviária em Alvenaria, em 1944, o primeiro cinema, em 1947 e, por fim, a Rádio Caçanjurê, em 1948.
É nesta época também que é inaugurado pelo governador Nereu Ramos um novo prédio para Grupo Escolar Paulo Schieffler, em 1º de dezembro de 1943, na igualmente nominada Rua Nereu Ramos. Esse edifício abriga os alunos até 2007 para, 66 anos depois, ser demolido e dar lugar ao mais novo e moderno complexo educacional do meio-oeste catarinense.
Está marcada para o mês de agosto a inauguração das novas dependências da EEB Paulo Schieffler, que contará com um dos mais modernos complexos educacionais de Santa Catarina. Irá fazer parte da estrutura uma nova sede para a escola, um ginásio esportivo e um auditório. Tratam-se das maiores obras do setor de educação em andamento no município de Caçador. Os investimentos totais ultrapassam os R$ 3,6 milhões.
Fontes de pesquisa:
Arquivos da EEB Paulo Schieffler
História de Caçador. www.cacador.net
Thomé, Nilson. História da instituição Escolar "Colégio Marista Aurora" de Caçador (SC). http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada5/TRABALHOS/GT3_E_MEDIO/14/314.PDF