A Rede Marista de Solidariedade inaugurou nesta terça-feira, 12, o Centro Social de Caçador, localizado na Vila Sante Teresinha, um dos bairros mais carentes do município. A solenidade foi prestigiada por várias autoridades, convidados e público em geral. A nova sede tem 2.100 metros quadrados, sendo 35% maior do que o antigo espaço, que funcionava desde 2005 no centro.


O irmão Jorge Gaio, articulador da Rede Marista, destacou o trabalho que é feito em defesa dos direitos das crianças e do adolescentes. “Acreditamos que esse espaço vai trazer uma contribuição significativa para a educação dos jovens da localidade”, define. Atualmente o Centro atende 200 crianças no projeto sócio educativo, com atividades diversas no contra turno escolar.


O prefeito Imar Rocha parabanizou o Cesmar pela inauguração e lembrou que o poder público é parceiro com a doação do terreno e repasses mensais. “É um projeto muito importante, pois supre algumas necessidades dessa população, principalmente das crianças e jovens que são o futuro”, disse.
A coordenadora do Cesmar, Tatiana Fisher, informou que atualmente os projetos abrangem 200 crianças, mas a ideia é ampliar os projetos, oferecendo atendimento também às famílias. Ela frisou a participação de representantes do poder público, associação de moradores, comunidade escolar, entre outros na solenidade de inauguração.
Em sua nova sede, o Centro Marista continuará a oferecer os serviços de Apoio Socioeducativo, com oficinas no contraturno escolar nas áreas de Comunicação, Informática, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Jogos Cooperativos; Orientação Sociofamiliar e Socioeconomia Solidária; que promovem o fortalecimento dos educandos, das suas famílias e da comunidade em geral atendida pela unidade social; e o Programa Vida Feliz, que oferece às escolas da rede pública projetos que atendem aos diferentes atores do processo educativo, a fim de formar cidadãos comprometidos com a atuação social.
