Construído através de uma parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de Caçador, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, o Centro de Referência em Assistência Social do bairro Martelo. A solenidade contou com a participação do governador Raimundo Colombo, que anunciou algumas medidas emergenciais, como implantação de banheiros nas residências carentes, pequenas reformas em moradias e a pavimentação de uma rua.

A obra custou aos cofres públicos 239 mil reais, sendo 100 mil reais do governo estadual e o restante pelo município, que também doou o terreno, para uma área construída de 210 metros quadrados. O prefeito Imar Rocha destacou em seu pronunciamento a carência social de Caçador, apontado como um dos mais pobres de Santa Catarina. “Precisamos ser tratados de forma diferenciada, para que possamos pelo menos amenizar essa situação”, defendeu.
O governador fez um discurso objetivo, solicitando que a diretora do CRAS, Cristiane Santhi, faça um levantamento de todas as famílias que não possuem banheiro dentro de suas casas, além daquelas que precisam de pequenas reformas. “Lancei esse projeto quando era prefeito de Lages e dei o nome de pronto socorro habitacional e conseguimos bons resultados”, explicou. Segundo ele, o Estado tem recursos garantidos para as obras.

Entendendo a dificuldade local, Raimundo Colombo presenteou o bairro Martelo com a pavimentação de uma rua, que será definida pela administração municipal, num valor aproximado de 500 mil reais. “Estou autorizando o secretário Valdir Cobalchini a depositar o valor assim que o projeto esteja definido, pois quero contribuir com o bairro, que depende de uma ação direta do governo”, afirmou Colombo.
A diretora Cristiane Santhi afirmou que irá começar o levantamento imediatamente e que os dados serão repassados o mais rápido possível para a Secretaria Regional. “Atendemos aqui referenciadas cinco mil famílias carentes e toda ajuda é importante. Na próxima semana, iremos começar alguns cursos profissionalizantes, como de panificação e beleza estética”, destacou. Participaram ainda da solenidade os deputados federais Valdir Colatto e Jorginho Mello, além de vários secretários estaduais, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.