As Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador e Videira reuniram mais de 300 pessoas, a grande maioria jovens, para a 2ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude, no plenário Osvaldo José Gomes, na Câmara de Vereadores de Caçador. O evento foi declarado como o maior entre as conferências realizadas no Estado com este tema.
Estudantes de Calmon, Matos Costa, Macieira, Rio das Antas, Lebón Regis, Timbó Grande, Videira, Fraiburgo e da anfitriã Caçador estiveram presentes, contando ainda na abertura dos trabalhos, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Beto Comazzetto, o gerente estadual de Políticas Públicas de Juventude, Alan Schoeninger e as duas gerentes regionais de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Beatriz Ribeiro dos Santos (SDR/Caçador) e Marisa Caporali (SDR/Videira) que no ato representou o secretário regional Evandro Colle.
O prefeito de Caçador, Imar Rocha, também esteve no evento e foi o primeiro a falar, dizendo aos jovens que a região onde eles vivem possui baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e que um evento deste porte deve ser apresentado ao Governo Federal e Estadual para mostrar a força de vontade da juventude em mudar este cenário.
O gerente estadual, Alan Schoeninger, declarou que esta foi a maior conferência regional entre as 27 realizadas com este tema no Estado de Santa Catarina e ficou feliz por participar. “É um momento importante na vida de cada jovem que está aqui, pois é a oportunidade de mostrarem para nós do poder público, os caminhos que devemos seguir para desenvolver um bom trabalho nesta região”.
Encerrando os discursos e abrindo os trabalhos, o secretário regional Beto Comazzetto ressaltou aos jovens presentes, que todos possuem uma missão importante dentro da região. “Todos os jovens tem diretos, mas também responsabilidades a serem cumpridas. Agora é a hora do debate e de solicitarem as demandas da região para a juventude, fazendo realmente a diferença. Temos um longo caminho pela frente em relação as políticas públicas, mas este encontro é um passo importante para que tudo ocorra da maneira correta e com a participação dos principais interessados, a juventude da nossa região. Faço aqui um agradecimento especial a todas as assistentes sociais e professores da rede estadual, municipal e particular, pois são peças fundamentais para que este processo de crescimento pessoal e intelectual da juventude aconteça ”, encerrou Comazzetto.
Participaram também da abertura da 2ª Conferência Regional e posteriormente das ações durante o dia, a coordenadora das Pastorais da Juventude, Divanete Eloisa Bachi, o secretário executivo da Amarp, Odivar Clóvis Biscaro, e a diretora do Creas, Débora Cunha de Almeida, no ato representando a secretária municipal de Assistência Social, Marinês Colaço.