Os quatro cães que auxiliarão os Bombeiros Voluntários de Caçador em buscas e salvamentos já estão prontos para atuar, mas seguem mais alguns meses em treinamento. De acordo com um dos adestradores, Jackson Mandelli, os animais já atuaram em algumas ocorrências nas quais havia suspeita dos corpos estarem enterrados.

O bombeiro comentou que os cães são três da raça Labrador e um Pastor Alemão. Mandelli explicou que no mundo inteiro, quando se trata de busca e salvamento, são usados cães da raça Labrador Retriever por serem obedientes e inteligentes, ótimos para o trabalho de faro. Já o Pastor Alemão tem as mesmas qualidades, mas também pode ser usado pela polícia por ser um cão de ataque.
Mandelli explicou ainda que para atuar em buscas e salvamentos, o cão inicia os treinamentos entre quatro a oito meses de vida. O trabalho dura em média dois a três anos. Eles podem ser usados para buscas em mata assim como em soterramentos e busca em meio a escombros.

Os treinamentos são feitos duas a três vezes por semana com duração de quatro a seis horas. As etapas são: primeiro obediência, segundo busca e terceiro agilidade.
De acordo com o bombeiro, cada cão tem seu condutor, chamado de Binômio (Homem Cão) que fica com o animal todo o tempo, pois nehum dos condutores usa os outros três cães para adestrar.