A Uniarp e o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) realizam o Congresso Internacional de Educação e Saúde e o II Seminário Internacional em Ensino e Pesquisa com Intervenção.
![](https://www.cacador.net/fotos/noticias22/0519congresso.jpg)
Os eventos serão de 3 a 5 de dezembro em formato online, com certificado de 20 horas para participação integral.
Os links serão divulgados a partir do dia 25 de novembro e as inscrições devem ser feitas online, clicando aqui: https://forms.gle/mEmf5h14fQz3FMqk9
O Congresso e o Seminário visam criar mais espaços para reflexões e intercâmbio de experiências comprometidas com os desafios atuais da educação.
Na ocasião, o homenageado será o pesquisador, Dr. Raúl Domingo Motta, especialista em sustentar diálogos com base no conhecimento do passado, na compreensão do presente e na visão prospectiva, externalizando o valor de saber pensar.
Os eventos estão sendo coordenadores pelos professores: Dra. Marlene Zwierewicz, Dr. Juan Miguel González Velasco, Dra. Vera Lúcia Simão, Dr. Joel Haroldo Baade, Dra. Madalena da Silva Pereira, Dr. Levi Hülse e Dr. Joel Cezar Bonin.
Evento é destinado aos profissionais e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior e comunidade em geral. Iniciativa reúne várias instituições de ensino do Brasil e do exterior e diferentes núcleos que compõem a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).
A ação pretende oportunizar discussões sobre os desafios atuais e o acesso à troca de possibilidades que se conectam internacionalmente por uma educação comprometida com o bem-estar individual, social e ambiental. E círculos de palavras para definir a partir da hermenêutica instaurativa, expressando o que Galvani (2002) define como possibilidade de explorar a si mesmo a partir de significações múltiplas.
Realidade com novas demandas
Neste 2020, os sistemas sanitários estão colapsados e a população está vulnerável à falta de consciência sobre os processos de promoção e prevenção da saúde.
Diante de uma realidade com novas demandas que se somam às anteriores, os sistemas educativos dos diferentes países necessitam oferecer formações que contribuam para um retorno de atividades a partir de elementos de biossegurança. Assim, saúde e educação tornam-se processos inseparáveis para o enfrentamento das adversidades que se manifestam e se capilarizam global e localmente.
Para se compreender a relevância da interdependência entre a saúde e a educação para a crise atual e suas soluções, o paradigma transcomplexo constitui-se como uma alternativa. Isso ocorre porque, em sua dinamização global e local, ele considera a complexidade, a transdisciplinaridade e a ecoformação como condições nodais para o enfrentamento dos desafios atuais e das incertezas em relação ao futuro.
Conferencistas Internacionais
Dr. Juan Miguel González México – UMSA – Bolívia
Dr. Saturnino de La Torre – UB – Espanha
Dra. Maria Antònia Pujol – UB – Espanha
Dra. Maria Teresa Salinas – URP – Peru
Dra. Cristina Costa-Lobo – IESF – Portugal
Dra. Veronica Violant Holz – UB – Espanha
Dra. Leticia Careño-Saucedo – UAP – México
Conferencistas Nacionais
Dra. Maria Cândida Moraes - UcB
Dra. Izabel Petraglia – UMESP
Dra. Maria da Conceição Xavier de Almeida – UFRN
Dra. Marlene Zwierewicz – UNIARP
Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno – UFG
Dra. Vera Lúcia Simão – UNIARP -– FURB
Dr. Adelcio Machado dos Santos - UNIARP
Dr. Levi Hülse - UNIARP
Dra. Circe Mara Marques – UNIARP
Dr. Joel Cezar Bonin – UNIARP
Dr. Joel Haroldo Baade – UNIARP
Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha – UNIARP
Dra. Maria José do Pinho – UFT
Dr. João Henrique Suanno – UEG
Dra. Marilda Aparecida Behrens - PUCPR
Dra. Carla Luciane Blum Vestena – UNICENTRO
Dra. Paula Alves de Aguiar - IFSC
Dra. Giselia Antunes Pereira – IFSC
Dra. Madalena Pereira da Silva – UNIARP – UNIPLAC
Dra. Daniele Saheb Pedroso – PUCPR
Dra. Líliam Maria Born Martinelli Brasil – FARESC
Dr. Edemir José Pulita – UNIOESTE
Dra. Maria Dolores Fortes Alves– UFAL
Dra. Letícia Paludo Vargas – UnC
Me. Juliana Berg – UFPR
Me. Josi Mariano Borille UNESPAR – PUCPR