Dia 15 de outubro será a data final para as instituições de ensino em território nacional realizarem correções nos dados do Censo Escolar da Educação Básica, enviados ao MEC em agosto. O Censo envolve o levantamento do número de alunos por escola, regularmente matriculados e freqüentando as unidades, além dos dados dos profissionais da educação, sendo válido para todas as instituições estaduais, municipais e particulares.
As informações foram prestadas pela coordenadora do Censo Escolar da SDR Caçador, Marli Ament Lanhi, que apresentou os dados de Caçador e região. Preliminarmente, Caçador enviou o Censo apresentando 19.326 alunos no município. Somando-se os sete municípios da região, os números chegam a 28.612.

“Mas isso pode mudar, justamente por este prazo dado agora pelo MEC, para que as escolas completem o que faltou ou retifiquem alguma informação. Geralmente o número de alunos aumenta após a conclusão deste trabalho”, explica, ressaltando que após o dia 15 de outubro, as instituições de ensino que não enviarem os dados do Censo Escolar, serão notificadas pelo MEC, assim como já estão sendo notificadas as instituições que não enviaram os dados preliminares.
De acordo com o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os dados prestados pelas escolas servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.