Advogados e comunidade em geral reclamam da falta de juiz na Comarca de Caçador. Desde agosto deste ano, o Fórum de Justiça está sem titulares na 1ª e 2ª Vara Cível, resultando num acúmulo de processos. Na semana passada, com período de férias do juiz Gustavo Marcos de Farias, nenhum magistrado se encontrava no fórum da cidade.
Quem está responsável atualmente pelo Foro da Comarca é a juíza Lívia Rocha Cobalchini, que também é titular da Comarca de Lebon Régis. De acordo com ela, vários fatores fazem com que Caçador passe por esse período de transição.
"Realmente a 1ª e 2ª Vara estão sem titulares desde agosto. A Dra Viviane foi promovida em 10 de agosto e o Dr Fernando em 31 de agosto. Até outubro a Comarca tinha uma juíza substituta, a Dra Gisele, mas que também foi promovida. Desde então o Dr Gustavo vinha acumulando a 1ª, 2ª e 3ª Vara, mas como são muitos processos fui designada para ajudá-lo”, explica.
Ainda de acordo com a juíza, que alterna os dias de trabalho entre Caçador e Lebon Régis, o momento de transição atrapalha. “Um dia sem juiz na Comarca já acumula processos, um período prolongado então ainda mais. São cerca de 6 mil processos e a entrada mensal é muito grande. O prejuízo é evidente”, afirma.
No entanto, Lívia acredita que a situação vá se normalizando aos poucos. “O Dr Gustavo Marcos de Faria retorna ao trabalho nesta terça-feira e na próxima segunda-feira assume o novo juiz da 1ª Vara, Dr Rafael Maas dos Anjos que foi promovido de Santa Cecília”, comenta.
Ainda de acordo com a juíza, a nomeação de um novo titular para a 2ª Vara deve ficar apenas para 2012. Por fim, Lívia informa que estão procurando atender os processos mais urgentes.
“Quando aceitei ajudar na 1ª Vara a intenção era priorizar processos mais urgentes. Infelizmente é difícil para a sociedade e nós entendemos isso, mas tenho conversado com advogados pedindo que levem os assuntos importantes ao conhecimento do chefe de cartório para que nós possamos tentar despachar”, conclui.