Diversas entidades realizaram, nesta quinta-feira, 3, feriado de Corpus Christi, uma Força Tarefa de limpeza na área de preservação conhecida como “Praia do Gumercindo”. Mudas de árvores também foram plantadas.
O grupo de voluntários aproveitou o feriado para desenvolver atividades como recolhimento de lixo e plantio de árvores nativas. De acordo com Clóvis Alessio, presidente do Ação Pela Vida, a ideia é cada vez mais conscientizar a comunidade sobre a importância de se cuidar do meio ambiente.
“Encontramos os mais diversos tipos de lixo aqui neste local, que passa por uma recuperação ambienta e onde, futuramente, queremos estabelecer trilhas para visitações”, disse, lembrando que não é de uma hora para a outra que isso vai acontecer.
“Temos que aguardar o trabalho da natureza para recuperar esta área, que chegou a ficar praticamente sem mata, mas que agora, até com o cercado que fizemos, está sendo mais respeitada”, completou Alessio.
O engenheiro ambiental da Prefeitura e presidente da ONG Gato do Mato, Júlio Mosquetta, ressaltou a importância da ação, mas acima de tudo a consciência ambiental que desperta nas pessoas. “Com isso, as pessoas passam entender que precisamos ter cuidado com este local e, acima de tudo, não jogar o seu lixo aqui”, disse.
Foram encontrados, entre outros, vidros, plásticos, pneus, restos de construções e até animais mortos. “Trabalhamos para deixar esta área da melhor maneira possível”, acrescentou.
Uma nova ação de limpeza acontece neste final de semana, da ponte do Estádio à Antônio Bortolon.