A preservação do meio ambiente foi tema da 5ª reunião ordinária da 8ª Legislatura da Câmara Mirim, realizada na manhã dessa quarta-feira (20), no Plenário Joaquim Scolaro. As indicações apresentadas resultam de um estudo realizado pelos jovens no Município para elencar as prioridades da comunidade. Dentre as indicações apresentadas pelos jovens, constam pedidos de melhorias relacionadas à reciclagem, esgoto a céu aberto e lixo, e sobre o aproveitamento de espaço para praça ecologicamente correta.
Conforme o presidente da Câmara, Carlos Evandro Luz, com o intuito de desenvolver práticas e projetos, através de estudos relacionados ao meio ambiente, os integrantes do Programa analisaram alguns problemas do Município e trabalharam por sua solução. “Estas indicações foram realizadas em forma de estudo de campo pelos vereadores mirins, visando vivenciar as lições aprendidas no curso, bem como buscar alternativas para solucionar os problemas apontados pela comunidade”, explica.
Assinaram a proposição os vereadores: Ademir Dias, Alec Goes, Alexia de Oliveira, Ana Paula Castanha, Andrielli Zambonin, Camila Santin, Claudio Junior, Diego Sampaio, Emerson Sell, Gabriel Emmer, Jaqueline Antunes, Jean de Lima, Katllin Ramos, Luciano da Silva, Luigi Vitto, Luiz Henrique Setti, Matheus Bublitz, Nayrane Batista e Shelsya Chaves.
Os vereadores mirins Matheus dos Santos Bublitz fez a leitura do Momento Bíblico; Ademir Alves Dias e Gabriel Emmer o Momento da Criança e do Adolescente. Durante os pequenos comentários diversos integrantes do Programa deram a sua contribuição informando os colegas sobre eventos realizados em suas escolas e na comunidade local. Andrielli Zambonim, Claudio A. Klaus Junior, Gabriel Emmer e Nayrane Batista fizeram uso da tribuna durante Palavra Livre.
ENCERRAMENTO: De acordo com o presidente da Câmara Mirim Luciano da Silva o encerramento das atividades do Programa estão previstas para dia 6 de dezembro, às 19 horas, no Plenário Joaquim Scolaro.
MEIO AMBIENTE
Criação de corredores ecológicos
Os vereadores mirins Claudio Antônio Klaus Junior e Nayrane dos Santos Batista, apresentaram indicação solicitando estudo para a viabilidade de criação de corredores ecológicos em Caçador. O objetivo segundo eles é proporcionar que todas as propriedades rurais mantenham suas áreas de reserva legal interligadas, garantindo assim a manutenção da biodiversidade.
“A criação de corredores ecológicos ou corredores de biodiversidade é uma estratégia a ser utilizada para conservação da biodiversidade da nossa região. Esse nome é dado à faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira, etc.), proporcionando à fauna o livre trânsito entre as áreas protegidas e, consequentemente, a trocagenética entre as espécies”, explica Claudio Klaus.
PRIORIDADE
Mirins apresentam indicação coletiva
Os integrantes do Programa apresentaram indicação coletiva que pleiteia análise do esgoto a céu aberto, na Rua Benjamin Gioppo, no Bairro Martello e no Alto Bonito, onde está sendo construída uma creche. Na mesma proposição eles solicitam a realização de uma campanha de conscientização aliada a um Projeto de Lei Municipal, para obrigar a seleção de resíduos domésticos.
Os vereadores mirins solicitam ainda estudo sobre a viabilidade de construir uma praça, entre as ruas José Marques dos Santos, Estefano João Fabiani e Antonio da Silva Ribeiro, no bairro dos Municípios. A denominação do local também foi sugerida pelo grupo, como Praça Verde Germano Zir.