Fevereiro já começa com uma das datas mais importantes do ano no calendário da saúde: o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O termo ‘mundial’ faz jus à fama: esta é uma das campanhas anuais mais abrangentes no planeta, envolvendo governos, grupos médicos, científicos e a sociedade civil em ações que miram na redução do número de casos da doença.
É possível combater o câncer por meio de campanhas educativas e de conscientização?
Essa pergunta foi feita para o Dr. Charles A. Córdova Pinto, médico hematologista e onco-hematologista do Santé Cancer Center, e do serviço de oncologia da Unimed Caçador. “Com certeza! Afinal, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos, evitando os principais fatores de risco e implementando estratégias de prevenção. E tem mais: atualmente, quase metade dos casos já podem ser devidamente curados – isso se a doença for detectada cedo e tratada de acordo. Em outras palavras: hoje em dia, há um potencial latente de prevenção de grande quantidade dos casos de câncer”, comenta Dr. Charles.
10 milhões de pessoas falecem anualmente, em todo o mundo, vítimas da doença (até 2030, esse número deve chegar a 13 milhões). Se 30% a 50% desses casos forem prevenidos ou curados, serão 6.5 milhões de vidas salvas todos os anos.
Agora, o atendimento oncológico da Unimed Caçador conta com a expertise do Santé Cancer Center
O Santé Cancer Center, referência em oncologia na Serra Catarinense, agora também está presente em Caçador, assumindo o atendimento oncológico da Unimed Caçador. Isso significa que os pacientes da região passam a contar com um serviço especializado, que une tecnologia de ponta, equipe altamente qualificada e, principalmente, um atendimento humanizado e acolhedor.
Comece o ano pensando no futuro
A campanha do Dia Mundial do Câncer nos ajuda a obter uma visão mais abrangente sobre a doença e sobre como ela impacta não só a nossa saúde, mas a comunidade como um todo. Traz informações relevantes, como os hábitos que devemos seguir a fim de evitá-la, e indicam caminhos para um “futuro sem câncer”.
O combate ao câncer começa com nós mesmos: conhecendo e respeitando nosso corpo, procurando e seguindo orientação médica e pensando sempre no longo prazo, é possível prevenir, de forma eficiente, o surgimento da doença.
“No Santé, apoiamos projetos em escolas, empresas e comunidades que ajudam a conscientizar, educar e prevenir doenças, especialmente esta, de tão amplo impacto na vida de milhões de pessoas”, destaca Dr. Charles.
Acompanhe nosso perfil no Instagram @santecancercenter para mais informações sobre o câncer. Lá, você encontra conteúdos educativos e histórias que inspiram esperança e superação.