Na tarde desta segunda-feira, 3, o 15º Batalhão de Polícia Militar, em Caçador, recebeu a flâmula comemorativa dos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
O ato ocorreu em frente ao Museu do Contestado, um dos pontos turísticos da cidade. O 2º tenente Zimermann, representando Caçador, recebeu a flâmula das mãos do sargento Freitas, de Curitibanos.
Conforme explica o 2º tenente Zimermann, a tradição das flâmulas militares remonta à Antiguidade, quando romanos e gregos as utilizavam em cerimônias religiosas e militares.
"O termo deriva do latim e significa "chama". Essas pequenas bandeiras coloridas representavam cidades, famílias ou devoções. Hoje, nas forças armadas, as flâmulas têm a função de identificar unidades e subunidades, sendo exibidas com orgulho em desfiles, marchas, revistas e formaturas, reforçando a identidade e o legado militar", destacou.
O revezamento da flâmula comemorativa teve início em Dionísio Cerqueira e seguirá por diversas regiões do estado. O destino final será a capital catarinense, onde a PMSC celebrará seu aniversário em 5 de maio de 2025