Atrair clientes é o desejo de todos os comerciantes em qualquer época do ano. Porém, são nas datas comemorativas, como a chegada do Natal, que os estabelecimentos podem se destacar, visualmente falando, e conquistar os consumidores. Sempre em constante atualização, visitando feiras nacionais e internacionais, a arquiteta e designer de interiores Fernanda Hoffmann, experiente em decoração, dá 7 dicas para os comerciantes enfeitarem seus estabelecimentos para a festividade. Confira:
Vitrine
É a porta principal para atrair o cliente para dentro da loja. Os estabelecimentos que mais investem em suas vitrines tendem a ter maior retorno. Use os próprios itens que comercializa para destacar sua fachada. Invista nas cores dessa época do ano e se preocupe em não deixar informações importantes, como o preço dos produtos, em segundo plano.
Público
Leve em conta qual é o público e a localização da loja. Uma decoração luxuosa intimidará clientes de baixa renda, da mesma forma que uma decoração simples poderá não despertar a atenção da classe A.
Promoções
Uma forma interessante de decorar a sua loja é fazer placas de promoção com o clima natalino. Um bom designer gráfico pode ser útil para imprimir uma sinalização personalizada.
Tendências
Pesquise sobre elas. A internet pode servir de inspiração se estiver sem criatividade. Muitos lojistas estão apostando em tecnologia, como o 3D, e também em soluções que preservam o meio ambiente, valorizando produtos recicláveis.
Circulação
Tome cuidado para que a decoração não atrapalhe a movimentação dos clientes no estabelecimento, sem esbarrar nos itens ornamentais, evitando constrangimentos e prejuízos.
Iluminação
Destaque sua vitrine com as clássicas luzes de Natal. Evite altos níveis de contraste na hora de iluminar sua loja como um todo. A iluminação difusa garante sensação de bem-estar. Cores transmitem emoções e influenciam na aceitação de um espaço: cor quente faz o ambiente parecer menor e aconchegante, fazendo o cliente se sentir seguro; já as claras são ideais para uma iluminação geral. As prateleiras mais baixas passam despercebidas, por isso, atenção especial para elas com uma iluminação integrada em todos os níveis.
Decorador
Invista nesse tipo de profissional. Contratar um especialista é a aposta certeira para a valorização do espaço e atingir o objetivo pretendido.
Fonte: Portal eMóbile