Termômetro do varejo 158
7 fatores que impulsionam o sucesso de um negócio
Em um cenário de recessão de mercado, não é raro de se observar em diversos setores da economia um grande desânimo, muitas vezes condizente com a realidade, em outras, um pouco de falta de visão dos empreendedores para o crescimento. Por isso, se torna relevante pontuar caminhos a serem tomados.
1 – Dominar o negócio – O mercado não perdoa a falta de conhecimento. É importante que, antes de iniciar qualquer negócio, se tenha profundo conhecimento do ramo, suas peculiaridades, situação do mercado e concorrência, fatores que serão primordiais nas decisões estratégicas.
2 – Ter um perfil empreendedor – Muitos profissionais são sensacionais tecnicamente, mas são péssimos empreendedores. Ao ter um negócio, é importante saber lidar com as incertezas e adaptar-se às mudanças.
3 – Ter engajamento no seu negócio – Ser empresário de sucesso não requer apenas investimento financeiro, mas também a doação de esforços e de tempo.
4 – Tenha uma estratégia vencedora – Para atingir o sucesso, é necessário traçar metas e pensar estrategicamente em como atingi-las. Sendo assim, se torna primordial um bom planejamento de seu negócio, traçando rumos e ideias a fim de concretizar essa estratégia, como por exemplo, uma boa política de compra, que possibilitará estabelecer preços diferenciados do mercado.
5- Ter excelência em gestão – Um grande empreendedor tem seu negócio controlado de forma bastante assertiva, para tanto, é importante acompanhar todos os números que são relevantes para tomada de decisões, bem como os seus indicadores de desempenho.
6- Não atuar sozinho – Esqueça a imagem do empreendedor solitário; hoje, com o espaço conquistado pelas grandes redes, o mercado se torna ainda mais acirrado, cruel e capaz de “engolir” facilmente os pequenos, pelo fraco poder que têm comparado aos grandes grupos. Os empresários devem buscar ações associativistas para sobreviver.
7 – Busque ferramentas de apoio – Ferramentas de gestão fazem toda a diferença para as empresas, possibilitando simplificar ações que antes se mostravam complexas.
Fonte: Portal No Varejo