Acho mesmo que não escreverei nenhum novidade nas próximas linhas.
Que o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) é candidato a reeleição, não é novidade. Que ele articula na região, com lideranças de várias frentes, também não é novidade. A novidade, me parece é que ele realmente se voltou para a região, mas evidentemente que sem desprezar os votos que receberá em todo o estado.
Aqui na região, a cada dia vejo pessoas dizendo que estarão na campanha de Cobalchini como nunca estiveram. Uma das lideranças que deixa isto muito claro é o prefeito de Timbó Grande, Ari José Galeski, o único prefeito peemedebista na região de Caçador. Mesmo sendo de um município pequeno, Galeski conhece muita gente em todo o estado, mas deverá “centrar fogo” na região, articulando apoios. O PMDB de Caçador, penso, terá papel privilegiado na articulação para garantir apoio ao deputado e para isto também buscará lideranças da região.
Esses dias ouvi alguém dizer que Cobalchini não se reelegerá e que o deputado federal Celso Maldaner também não. Bem, se isto realmente acontecer aí será uma lástima para todo o grande oeste catarinense, que perderá uma das maiores lideranças regionais.
Eu torço pela reeleição desta dupla, porque se hoje está ruim, sem eles será muito pior.
Analisando friamente a posição de Cobalchini nas próximas eleições, considero muito difícil que não consiga a reeleição. Ele é centrado, alcança lideranças de vários partidos, tem atendido a “gregos e troianos” sem perguntar de que lado é, se interessa pelos assuntos de Caçador e da região como ninguém.
Representa a região e isto é importante.
Quanto a Maldaner, ele tem sido fundamental no aporte de recursos, principalmente para a área da saúde nos municípios e por isto, acho que terá o apoio de inúmeros prefeitos.
Sei que a região terá outros candidatos tanto para a Alesc quanto para a Câmara Federal e é bom que tenhamos outras alternativas, porque mais do que nunca, será importante que votemos em nomes da região, porque os de fora – quase sempre – vem aqui, por vezes pegam votação importante e enviam uma “quirerinhas” de vez em quanto.